quinta-feira, 8 de março de 2012

A etiqueta do tatame

O brazilian jiu-jitsu é uma arte marcial e como tal o respeito aos colegas e ao professor é indispensável no dia a dia do praticante. O respeito não é só mostrado quando se cumprimentar seu colega. Ele também é mostrado quando você lava seu kimono, para evitar doenças e não deixar com que os outros cheirem dias passados de suor, ou quando você permanece em silêncio quando um mais graduado tentar lhe explicar por que você foi finalizado.





Texto retirado e adaptado do site jiujitsubrotherhood.com

Conduta geral:

- Tente não se atrasar para a aula. Não é só desrespeitoso com o professor e os outros estudantes, como também coloca você numa situação de estresse mental que não é ideal para o aprendizado.

- Use seu calçado quando sair do tatame, assim como manter a sua higiene pessoal em dia. Isso é para o seu benefício e também dos seus colegas.

- Curve-se ao entrar e sair do tatame. Isso é um sinal de respeito.

- Tente não falar alto enquanto estiver no dojo/tatame.

- Trate os outros como você gostaria de ser tratado.

- Não fale enquanto o professor está demonstrando algo. Isso é rude e desrespeitoso e interessa a você ouvir e ver o que ele tem a demonstrar.

- Não discuta sobre quem você finalizou ou como quão durão você é. Aprenda a ser humilde o quanto antes.

- Lave seu kimono ao menos uma vez por semana. Ninguém gosta de um sujeito fedido e isso pode evitar doenças.

Durante o Treino:

- Tente ver seu parceiro de treino como uma pessoa que está ali para te ajudar a aprender. Se você exagerar com ele cedo ou tarde ele vai exagerar com você.

- Permaneça relaxado e deixe as coisas acontecerem, você aprenderá mais rápido. Quanto mais você tentar se debater e forçar sua saída de cada situação, mais devagar será seu progresso.

- Seja cuidadoso ao finalizar alguém. Muitas das lesões no jiu-jitsu são causadas por alunos que não tem auto-controle e aplicam movimentos com força excessiva.

- Preste atenção naqueles treinando ao seu redor. Se a sua área no tatame está ficando cheia, vá para outro lugar. Menos graduados sempre saem da frente de mais graduados.

- Quando o professor anunciar o fim do treino "TEMPO", não tente continuar a atingir aquela posição ou finalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário