domingo, 1 de abril de 2012

Lidson Tomaz - Um exemplo de perseverança no jiu-jitsu e na vida

Já ocorreu comigo várias vezes:
Estou na academia, aparece alguém e diz "Cara, aquele bicho não tem um braço… ele treina de boa?"
A minha resposta geralmente é "Sim, e ele é foda!"


Kiko e Lidson no topo (2011, foto: por SulTatame)


Hoje quem não conhece terá a oportunidade de saber um pouco mais sobre Lidson Tomaz.
Ele é um atleta da equipe Ataque Duplo como outro qualquer, mas com uma ressalva, ele não possui o antebraço esquerdo. Isso mesmo, ele não dá bola para as adversidades e treina adaptando posições para o seu jogo e as realiza muito bem. Recentemente foi campeão do circuito catarinense de jiu-jitsu faixa roxa master e muito ainda está por vir.




Lidson no Catarinense de Jiu-jitsu


Agora, você está reclamando de uma dor? Não vai treinar por que acha que está sem gás? Acha que não leva jeito pra coisa? Foge de treino com os mais graduados?
Pare de procurar desculpas e busque inspiração em atletas que tem algo a ensinar.



Segue ume brave entrevista com Lidson:

1- Olá, Lidson. É realmente impressionante ver alguém praticar jiu-jitsu sem poder utilizar um dos antebraços. Eu até mesmo em campeonatos já fui indagado sobre você. Você é muito abordado sobre sua capacidade lutar? Já sofreu algum preconceito?
R: Sim muito...sempre me perguntam se tenho alguma dificuldade, como faço algumas posições, como tento me adaptar, se é dificil lutar com uma mão (rsrsrs) e por ai vai...
Preconceito sempre acaba existindo mas faço a minha parte e bola pra frente...não ligo pra isso

2- E como você perdeu o antebraço?
R: Foi um acidente de alta tensão. Tomei um choque de 13800 volts quando estava brincando de esconder com amigos na praia. Eu tinha 13 anos.

3- Você praticava algum esporte antes do acidente?
R: Sim, sempre pratiquei esportes desde pequeno. Praticava judo desde os 7 anos de idade e estava competindo direto nesse época.

4- Conte como foi o seu início na prática do jiu-jitsu. Você se adaptou logo? Como era treinar com os outros iniciantes na época?
R: Então...depois do acidente cheguei a voltar a treinar judo, porem nao era mais a mesma coisa pois confesso que fiquei um pouco desmotivado em função de estar sempre competindo e ganhando campeonatos e ter que começar tudo novamente praticamente do zero, acabei desistindo.
Uns 4 anos depois quando já estava na faculdade um amigo convidou pra ir treinar jiu, nunca tinha visto e nem fazia ideia de como era. Fui la dar um confere e achei bacana pois não precisava daquela tecnica de tinha perdido qdo tentei voltar a treinar judo (treino em pé). Os professores na época, Mestre Tonicão, Serginho e Murilo foram quem mais me ajudaram. Quando nao conseguia realizar uma posição passada, ela era adaptada. Na epoca acho que quase todo mundo era iniciante entao também foi legal por evoluir junto com o pessoal. Teve um campeonato sul brasileiro em curitiba e eu tinha recem começado a treinar, acho q devia ter umas 3 semanas de aula. Pedi para o Serginho me inscrever e fui com o pessoal. Acabei ficando em segundo e qdo fui receber a medalha e vi q a arquibancada toda ficou de pé e começou a aplaudir, vi naquela hora, q esse era o esporte me iria me ajudar a crescer e desafiar meus limites. Fiquei empolgadasso!!

5- Eu já fui surpreendido por você durante o treino com posições que você adaptou p/ você mesmo. Você tem alguma história curiosa ou engraçada onde você surpreendeu alguém com uma de suas posições?
R: Sim...uma vez treinando fiz a mesma posição tres vezes seguidas...o pessoal falava pra ele: "tu vai denovo" e ele: "não...", ele acabou indo as tres...rsrsrsrs

6- O que você acha que mudaria no seu jogo de luta se não ocorresse o acidente?
R: Não sei...É dificil responder porque já comecei assim entao nao saberia dizer.

7- Quais as conquistas que você obteve até agora no jiu-jitsu? E que pretensões você ainda tem?
R: Que eu lembro foi:

Vice-campeao sul brasileiro faixa branca;
Campeao circuito catarinense 2011 faixa roxa master peso e absoluto;
Pretensões seria chegar a faixa preta e ter disposição e saúde para seguir treinando e competindo.

8- Que lição o jiu-jitsu trouxe para a sua vida?
R: Superar desafios, ter disciplina, humildade, perseverança e respeito.

9- Há alguns vídeos seus no youtube mostrando como fazer musculação, amarrar o tênis e até colocar relógio. Você pensa algum dia fazer algo similar a isso p/ incentivar pessoas com deficiência a treinar jiu-jitsu?
R: Sim. Na verdade também coloquei esses videos tambem com essa intençao.



10- Que recado você deixa pra quem pensa em praticar um esporte ou atingir algo na vida e pensa que tem dificuldades?
R: Nunca desista!!!

11- Você deixar alguma dica ou conselho para nós iniciantes na arte suave?
R: O caminho é longo e dificil, porem a recompensa vale todo o esforço.

12- Bem Lidson, obrigado por compartilhar um pouco da sua vida conosco. Você é um ótimo exemplo a ser seguido. Oss!!!
R: Eu que agradeço por poder compartilhar um pouco da minha experiencia de vida...Osss!!