sexta-feira, 23 de março de 2012

Dicas para o lutador de Jiu-jitsu 1

Como tudo que é feito na vida, no jiu-jitsu não há atalhos para se tornar um lutador melhor. Há sim atitudes que podem fazer você treinar com mais qualidade e aproveitar melhor cada situação. Estas dicas podem ser encontradas em vários lugares na internet, aqui estão algumas reunidas.


Reunião da Ataque Duplo - 03/12


1- Prepare seu corpo
Claro que o jiu-jitsu pode lhe ensinar posições que uma pessoa leve e fraca é capaz de  aplicar em outra forte e pesada, mas se você está procurando vencer aquele campeonato absoluto você deve se preparar. O treino de musculação pode lhe dar aumento de massa muscular, força e resistência, além prevenir lesões, assim como treinos aeróbicos lhe darão o gás necessário para lutar várias vezes seguidas. Afinal de contas você não vai querer montar naquele cara grandão e querer que ele lhe tire de cima apenas com a força dos braços.

2- Estabilize e prossiga
Você já deve ter ouvido seu professor falar durante um treino "Estalibize a posição", ele não fala isso sem motivo. Se você insistir em passar de uma posicão dominante para outra ou para uma finalização sem ter controlado seu adversário, você provavelmente vai dar brechas e perderá a posição. O pior de tudo é que você não aprenderá a fazer bem nenhuma das posições em que esteve. Preste atenção aos detalhes da posição em que se encontra para ter o completo controle da posição e do adversário.

3- Seja religioso com o alongamento
O alongamento é uma prática muito importante em qualquer atividade física. Ajuda a prevenir lesões e ter uma vida mais saudável na velhice. Com alongamentos diários você conseguirá realizar posições mais difíceis, sair de outras e até ser finalizado com mais dificuldade.



4- Não tente ser o mestre das finalizações
Ok, você consegue finalizar alguém de qualquer posição, de várias maneiras diferentes, sabe fazer aquela finalização que alguém famoso criou, etc. Muito bem, mas você poderia ter usado seu tempo aprendendo a como chegar a posição de finalização. A finalização é apenas um aspecto do jiu-jitsu, ser um lutador é muito mais que isso. Você deve aprender a sair de posições difíceis, aprender a raspar, aprender a ter uma base sólida, aprender a ter uma boa guarda, aprender a passar a guarda, etc. Antes ainda de aprender várias finalizações, procure aperfeiçoar aquelas que você se adaptou melhor, seja infalível em alguma coisa.

5- Lembre-se que o youtube não é o seu mestre
É muito fácil hoje em dia encontrar quase qualquer posição de jiu-jitsu no youtube. É bom para você estudar, mas não fique insistindo em fazer aquelas posicões legais que você viu por lá. O seu professor sabe o que você já aprendeu e tenta lhe ensinar de maneira a você evoluir conforme as coisas que você já aprendeu.

6- Seja humilde
"Eu bato p/ faixa branca, faixa azul, p/ qualquer um. O que eu quero é treinar" Palavras do nosso mestre Tonicão.
Você foi finalizado por aquele cara novo? Ótimo, aí está uma boa maneira para você aprender com seus erros e fazer uma nova amizade. Converse com o seu colega, descubra por que você foi finalizado e evolua com o time todo.



Mestre Tonicão vence mais uma


7- Antes de suplementar, alimentar
Suplementos alimentares não farão milagres a você. O primeiro passo para ser um atleta é se alimentar de maneira correta e ter uma vida saudável. Não há necessidade (embora seja o ideal) de ir a um nutricionista para apenas se alimentar bem, quase todos na academia podem lhe dar dicas de alimentação. Alimentação correta seguida de suplementação sim podem fazer você atingir seus objetivos com qualidade e saúde.

8- Treine suas fraquezas
Se você é um guardeiro excepcional, o que vai fazer quando estiver por cima? Você deve se colocar em situações nas quais não domina para evoluir todos os aspectos do seu jogo, é essencial se preparar para todas as situações. Uma boa dica é imaginar o que você faria se lutasse contra você mesmo.

9- Tenha o controle do seu corpo
Basicamente através dos anos de treinamento você aprende posições novas, quando utilizá-las, realiza várias vezes para torná-las o mais automáticas possíveis, etc. Uma coisa que fará uma diferença grande é o quão bem você conhece o seu corpo e o controle que você tem dele. Você entendeu bem aquela posição mas não consegue realizá-la nem mesmo quando o seu colega não está resistindo? É disso que estamos falando. Todo tipo de atividade física vai ajudar você um pouco, pratique de tudo e seja o mestre do seu corpo.

10- Traga seus amigos para o treino
Você verá logo que o jiu-jitsu é uma família, todos se respeitam e se ajudam. Então por que não trazer a sua própria família e amigos para treinar também. Mostre a eles como é o jiu-jitsu que você tanto gosta. Eles serão gratos a você e ainda terão uma ótima atividade juntos.

2 comentários: